Desporto, mas não tanto: a comunidade farense nos ginásios

Médicos, técnicos de saúde e educadores afirmam que a prática de desporto é fundamental para o bem-estar fisíco e psicológico. Será que os farenses praticam desporto? Foi com esta questão que O Experimental partiu para um ginásio de Faro, para perceber que não são muitos aqueles que frequentam o ginásio regularmente.

Entre homens e mulheres, os exercícios praticados variam um pouco. Os homens preferem as máquinas, as mulheres preferem aulas de grupo. “Gosto das aulas orientadas com professores, como ioga, ginástica e natação”, conta Maria, uma cliente do ginásio a quem se atribuíu um nome fictício para preservar a sua identidade. Mário, outro utilizador que também não se quis identificar, usa o ginásio para a prática do desporto porque se sente bem “e porque faz bem à saúde”. Maria acrescenta que esta prática fá-la sentir-se “desanuviada e liberta as energias”.

Fontes do ginásio revelam que há mais clientes “no inverno e sobretudo na primavera” e que os homens são quem mais frequenta o ginásio.

Se o desporto é um elemento vital para manter uma vida saudável, também a alimentação é fundamental. Os clientes do ginásio mostram preocupar-se cada vez mais com os rituais de uma alimentação saudável. Maria explica como faz para complementar os cuidados físicos: “limito-me naquilo que não faz bem”.

Cátia Caldeira | Flávia Inverno | Marta Alves

Uma resposta to “Desporto, mas não tanto: a comunidade farense nos ginásios”

  1. Sara Picareta Says:

    Um artigo interessante e bem elaborado. Parabéns!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: