Procurar muito, comprar pouco: a crise em época de Natal

Apesar da crise de que se fala, as grandes superfícies comerciais estão lotadas, mesmo aos dias de semana.

Nos últimos tempos muito se tem falado da crise nacional, e nesta época de Natal ainda mais.  Ainda assim, as grandes superfícies continuam a ser alvo de muita procura.

As compras de Natal são deixadas para o fim e nestes dias pode-se encontrar, por exemplo no AlgarveShopping, bastantes pessoas a fazerem as suas compras. Não são todas as lojas as escolhidas para estas compras, mas sim as mais em conta, aquelas que possuem preços mais acessíveis.

O Experimental falou com uma empregada de loja e com alguns consumidores para tentar saber como estava a correr as vendas e as compras de Natal. Susana Caetano, vendedora de uma loja do centro comercial, afirma que «em relação ao ano passado as vendas estão mais baixas, as pessoas entram, olham e vão embora. Estão à espera dos saldos». Aludindo à crise, os consumidores consideram que os preços estão mais elevados. «Este ano as prendas têm de ser muito reduzidas. Temos que optar por uma prenda por casal e ter mais em atenção os mais novos, caso contrário é muito difícil», reconhece Paula Neves.

Pedro Xavier, outro comprador de última hora, considera que «o Natal é sempre complicado. Às vezes não tanto pelo dinheiro mas por aquilo que vamos oferecer. É sempre uma dor de cabeça, pois não sabemos o que dar a quem. Contudo, as coisas também estão bastante caras». Sofia Rodrigues é da mesma opinião: «a situação este ano é um pouco mais difícil, mas com uma boa gestão consegue-se ir comprando algumas coisinhas. É claro que não se pode ir para aquilo que é mais caro, temos que ter muita atenção aos preços e compará-los em vários sítios», explica. «Por vezes, produtos iguais em lojas diferentes têm uma diferença bastante considerável. No Natal o que mais interessa são as crianças, para os adultos é mesmo só uma lembrança».

Ana Reis | Tânia Neves

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: