Tomada de Posse da Associação de Estudantes

Repórter do Experimental esteve na cerimónia de Tomada de Posse dos novos Órgãos Dirigentes da Associação Académica da UAlg, a 9 de Janeiro

Encontro-me na Faculdade de Economia, em Gambelas, para assistir a uma Assembleia que tem como propósito a tomada de posse da Associação Académica (AAUAlg) por parte da lista vencedora.

À entrada deparo-me com um amontoado de gente maioritariamente trajada, uma visão pintada de azul e de branco em contraste com o cinzento das paredes da Faculdade.

Misturo-me com a multidão e entre um cumprimento e outro vou passando as portas e os corredores até chegar ao Auditório onde se iria dar a dita Assembleia. Sento-me perto de dois alunos da Escola Superior de Educação (ESE) e reparo que somos os únicos da ESE no meio de tantos alunos da Universidade. O início da Assembleia começa com as assinaturas de todos os novos membros da Associação e respectivos Núcleos Pedagógicos.

A primeira pessoa a subir ao púlpito é o reitor da UAlg. João Guerreiro sustenta o seu discurso em vários pontos. Salienta a crise económica que se passa no país e no mundo, evoca a importância dos estudantes para a cidade de Faro e realça a forma como a Associação Académica e o seu presidente, durante dois anos, influenciaram de forma positiva a vida académica. Dirigindo-se a Pedro Barros, o reitor da UAlg acaba o seu discurso de uma forma mais íntima, demonstrando o seu apreço e gratidão. Antes de regressar ao seu lugar abraça de forma amiga o presidente cessante.

Também o presidente da Câmara Municipal de Faro quis deixar a sua opinião positiva sobre a presença dos estudantes nesta cidade universitária e sobre a boa actuação da Associação, tanto a nível de organização de eventos académicos como de acções de cariz social. Entre discursos, dá-se continuação às assinaturas dos membros da AAUAlg.

A sala onde se ouviam murmúrios cede então ao silêncio para se ouvir um dos depoimentos mais esperados da tarde: o ex-presidente da AAUAlg. Pedro Barros começa por fazer uma revisão desta sua experiência, um pouco nervoso e um tanto emocionado, referindo alguns episódios e situações do seu mandato. Relata como cresceu com esta presidência e como foi feliz ao fazê-lo, apesar de nem sempre ter sido um mar de rosas. Para finalizar, passa aos agradecimentos, começando por agradecer aos seus companheiros e amigos da Associação, à câmara municipal, ao reitor, a alguns professores, às empresas que colaboraram, e às que não colaboraram, mas que, como refere: «ajudou-nos a crescer», aos amigos de sempre e, com as lágrimas nos olhos, à mãe e irmão que lhe «deram muita força e sem eles não estava aqui».

Terminado o discurso, o público aplaude de pé. Ouvem-se rumores que traduzem o grande carinho da academia por este jovem lutador que tanto fez pelo seu bom funcionamento. No ecrã, um vídeo mostra imagens suas e dos outros membros em vários momentos de prazer, lazer e até de alguns momentos menos bons. Entre alguns risos, devido a cenas cómicas, muitos que assistiam emocionaram-se de tal forma que não aguentaram as lágrimas.

Emoções ao rubro, segue-se outro momento alto da noite: a tomada de posse. Pedro Barros cede o seu lugar a Eduardo Almeida. Após um grande abraço e algumas fotografias, Pedro Barros senta-se, deixando o púlpito a Eduardo Almeida. O novo presidente da AAUAlg agradece a todos os que lhe depositaram este voto de confiança e que garante que vai tentar continuar o bom trabalho feito pela antiga Associação.

É de novo com risos que acaba a assembleia, ao ritmo de um vídeo que brinca, de certa forma, com a Associação e com o que se lá se faz. O vídeo acaba. Os lugares vão focando desocupados, aos poucos, acabando a sala por ficar totalmente vazia.

À porta do anfiteatro amontoam-se novamente as figuras pessoas trajadas, em volta dos comes e bebes, recordando e planeando projectos.

Entre uma conversa e outra, um cigarro e outro, os estudantes entram nos seus carros e deixam o campus de Gambelas, tremelicando de frio e pensando já no jantar que, para muitos, se iria realizar no Ribatejano.

Tânia Rosado

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: